Pontos Históricos de João Pessoa

www.flickr.com
Esse é um módulo do Flickr que mostra fotos e vídeos públicos de silva.cesario. Faça seu próprio módulo aqui.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Saúde Pública Brasileira

Segurança Pública Brasileira

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Segurança Pública Brasileira


Fonte:infojovem.org.br

    No Brasil, a Constituição de 1988 estabelece que a segurança pública é um "dever do Estado, direito e responsabilidade de todos".
    Fonte: www.abril.com.br

    Saúde Pública Brasileira


    Fonte:entendendoservicosocial.blogspot.com
      Ao reconhecer a saúde como um direito social e um dever do Estado, a Constituição Federal de 1988 garante a    toda a população o acesso ao atendimento médico, até então restrito aos trabalhadores que contribuíam para a Previdência e a quem podia pagar.
      Fonte: www.abril.com.br

      sexta-feira, 12 de novembro de 2010

      O Flávio C - E se for só?

      Realidade Aumentada, uma outra realidade

      Realidade Aumentada é a capacidade de integrar elementos do mundo real para um mundo virtual através de componentes criados com a informática e suas tecnologias que ajudam a driblar a visão humana com sua extraordinária capacidade virtual.
      A Realidade Aumentada tem grande aceitação nos sistemas atuais por ser de grande ajuda nas novas tecnologias como GPS, aparelhos celulares, TV, bibliotecas virtuais, bibliotecas digitais, etc.
      Atualmente a Realidade Aumentada tem sido muito usada no meio de publicidade de produtos através da TV, onde como exemplo podemos citar a propaganda da Chevrolet na campanha do Vectra GT, em que o cliente pode dirigir um automóvel através dos movimentos da revista.
      Também podemos dizer que a Realidade Aumentada é muito importante para as Bibliotecas Virtuais, no sentido de facilitar as leituras feitas em páginas em que a medida que o leitor vai lendo irá aparecer exemplos e até mesmo gravuras que irá facilitar a compreensão e entendimento do texto em que o leitor está lendo. Pois muitas vezes existem textos difíceis de compreender e com a exibição de exemplos e até mesmo de imagens através da Realidade Aumentada, o leitor irá ter uma melhor compreensão do texto lido.

      quarta-feira, 27 de outubro de 2010

      De volta pro amor - Yahoo

      Olívia Heringer & Yahoo - De Volta Para O Amor

      Yahoo - Mordida de Amor

      CAMINHOS DE SOL - YAHOO

      Forró Pegado tcha na na na

      FORRO PEGADO - GATO ANGORA

      TV VAI SER PIPOCO: CARREATA DO FORRÓ PEGADO! 21.08.2009

      forro pegado- linda mulher

      Forró Pegado - Contra Maré

      Estilo Pegador - Forró Pegado Junto & Misturado

      Forró Pegado DVD Oficial Participação Dani Bolina - Pânico na TV

      Akon - Smack That ft. Eminem

      akon feat dulce maria

      Akon - Lonely

      Akon - Beautiful ft. Colby O'Donis, Kardinal Offishall

      Aerosmith - Angel

      Aerosmith - I Don't Wanna Miss a Thing

      Semisonic - Closing Time

      Savage Garden - Truly Madly Deeply

      Savage Garden - I Knew I Loved You

      Green Day - Wake Me Up When September Ends [Live @ KROQ Almost Acoustic ...

      sábado, 23 de outubro de 2010

      Banda Sociedade Anônima

      Depois de 20 anos, banda Sociedade Anônima dá canja no Espaço Cultural


      Grupo cogita voltar a se reunir e até regravar os antigos sucessos
      Na explosão do tão falado rock dos anos 1980, a Paraíba emplacou sua banda. Era a Sociedade Anônima, que durou de 1985 a 1990, teve hits tocando nas rádios e lançou um LP distribuído pela Som Livre, o “Marcas da Destruição”, título também de um dos sucessos do disco.


      Vinte anos depois, o grupo voltou a se encontrar para uma rápida “canja” durante o aniversário do cantor e baixista da banda, o hoje presidente da Fundação Espaço Cultural da Paraíba, Maurício Burity, e também da vice-presidente da Funesc, a cantora lírica Ana Gouveia, realizado na tarde da última terça-feira (27), no Espaço Cultural.
      Em um palco improvisado no Mezanino 1 do Espaço Cultural, Maurício reassumiu os vocais junto ao guitarrista Zé Filho e o tecladista Betinho Muniz, mais o baterista Almir César, que ali substituía Edu Montenegro, da formação original.
      Juntos, o quarteto relembrou os sucessos “Marcas da destruição” e “Garota prodígio” – esta última, com registro em vídeo rolando no  Youtube .
      Para Maurício, foi emocionante rever a banda depois de 20 anos, sobretudo naquela surpresa improvisada. “Foi emocionante poder cantar aquelas músicas novamente, daquela maneira espontânea, cercado de amigos e do pessoal da Funesc. Foi pura emoção”, disse o vocalista da Sociedade Anônima.
      “Marcas da Destruição”, o disco, foi gravado no estúdio da Som Livre, no Rio de Janeiro, e distribuído pela própria empresa, embora tenha sido um LP independente. Lançado no final de 1989, começo de 1990, “Marcas da Destruição” chegou a marca das cinco mil cópias vendidas, um feito em se tratando de uma produção independente, de uma banda de João Pessoa, em tempos de discos de vinil, quando ainda não se falava em MP3 e, muito menos, MySpace.

      Para o guitarrista Zé Filho, os momentos mais marcantes da carreira da Sociedade Anônima foram as apresentações de abertura dos shows das bandas Paralamas do Sucesso e Dominó, ali na segunda metade dos anos 1980, que levaram, respectivamente, 17 mil e 16 mil pessoas à Praça do Povo do Espaço Cultural. “Foi maravilhoso ver e ouvir toda aquela gente cantar a nossa música ‘Garota Prodígio’”, lembrou o guitarrista.
      Sobre o reencontro de terça-feira, Zé Filho exclama que foi fantástico. “É incrível como a música não tem fronteiras, não tem limites. Nessa nossa primeira apresentação depois de 20 anos, parecia que tudo que a gente passou com a banda tinha sido ontem. É impressionante”, comemorou o guitarrista.

      O reecontro, parece, vai render frutos. Segundo Zé Filho, os integrantes devem voltar a se reunir para discutir um possível retorno. “Eu e Betinho temos estúdios. Agora, 20 anos depois, tudo parece mais fácil. Não sei, mas a gente pode até voltar a gravar nossas músicas”.

      Sociedade Anônima 2010

      domingo, 10 de outubro de 2010

      Aprendizado na Escola



      Fonte:sellereducacao.com.br

      A alfabetização formal se fixa no primeiro e segundo anos do ensino básico. A partir daí considera-se que o aluno já é um leitor e começa-se um período de interpretação de textos que parte deste pressuposto.
      Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Alfabetização

      Aprendizado da Leitura

      Fonte: www.rctsoft.com.br


      O aprendizado da leitura é um momento importante na educação, que começa na alfabetização e se estende por toda educação básica. Consiste em garantir que o [estudante|aluno] consiga ler e compreender textos, em todo e qualquer nível de complexidade. Depois da fase inicial de alfabetização, faz-se necessária a prática da leitura e da interpretação de textos. Uma vez alfabetizado, é possível o indivíduo ampliar seu nível de leitura e de letramento, de forma a tornar-se um sujeito autônomo e consciente. Por outro lado, a alfabetização por si só não assegura o desenvolvimento do cidadão, como uma panacéia para todo e qualquer mal oriundo da falta do saber.
      Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Alfabetização

      Letramento

      Fonte:www.brinqmania.com.br


      Letramento não é necessariamente o resultado de ensinar a ler e a escrever. É o estado ou a condição que adquire um grupo social ou um indivíduo como consequência de ter-se apropriado da escrita (SOARES, 2003). Surge, então, um novo sentido para o adjetivo letrado, que significava apenas “que, ou o que é versado em letras ou literatura; literato” (MICHAELIS), e que agora passa a caracterizar o indivíduo que, sabendo ler ou não, convive com as práticas de leitura e escrita. Por exemplo, quando um pai lê uma história para seu filho dormir, a criança está em um processo de letramento, está convivendo com as práticas de leitura e escrita. Não se deve, portanto, restringir a caracterização de um indivíduo letrado ao que domina apenas a técnica de escrever(ser alfabetizado), mas sim aquele que utiliza a escrita e sabe "responder às exigências de leitura e escrita que a sociedade faz continuamente".
      Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Alfabetização

      Alfabetização


      Fonte: www.escolaramiroaguiar.blogspot.com
      alfabetização consiste no aprendizado do alfabeto e de sua utilização como código de comunicação. De um modo mais abrangente, a alfabetização é definida como um processo no qual o indivíduo constrói a gramática e em suas variações. Esse processo não se resume apenas na aquisição dessas habilidades mecânicas (codificação e decodificação) do acto de ler, mas na capacidade de interpretar, compreender, criticar, resignificar e produzir conhecimento.Todas essas capacidades citadas anteriormente só serão concretizadas se os alunos tiverem acesso a todos os tipos de portadores de textos. O aluno precisa encontrar os usos sociais da leitura e da escrita. A alfabetização envolve também o desenvolvimento de novas formas de compreensão e uso da linguagem de uma maneira geral. A alfabetização de um indivíduo promove sua socialização, já que possibilita o estabelecimento de novos tipos de trocas simbólicas com outros indivíduos, acesso a bens culturais e a facilidades oferecidas pelas instituições sociais. A alfabetização é um fator propulsor do exercício consciente da cidadania e do desenvolvimento da sociedade como um todo.
      Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Alfabetiza%C3%A7%C3%A3o

      sábado, 25 de setembro de 2010

      Estação Ciência de João Pessoa

      ESTAÇÃO CIÊNCIA, CULTURA e ARTES

      Mais de 5 mil metros quadrados. Essa será a área construída da Estação Ciência, Cultura e Artes, projetada por Oscar Niemeyer. Localizado na parte superior do Altiplano Cabo Branco, no entorno da extremidade mais oriental do Estado, o projeto ocupa o núcleo central da Zona Especial de Preservação - Parque do Cabo Branco, criada através do Decreto Municipal 5.363/2005, em 28 de junho deste ano.
      O conjunto arquitetônico tem a finalidade de apoiar a difusão cultural e a realização de pesquisas científicas voltadas à área continental, incluindo as falésias, o Altiplano e a faixa marinha próxima ao Cabo Branco. Na apresentação do projeto pelos arquitetos Cydno Silveira e Luis Marçal – ambos do escritório de Oscar Niemeyer – ficou evidente que as intervenções urbanísticas não vão provocar interferências na preservação ambiental. "Trata-se de um projeto singelo, de fácil compreensão e que se integra perfeitamente à paisagem", define Marçal.
      O complexo que compõe a Estação Ciência, Cultura e Artes reúne cinco edificações. A proposta está sintonizada com a iniciativa do Governo Municipal em frear o desequilíbrio ambiental e promover o desenvolvimento auto-sustentável. "Estamos honrados em participar de um projeto que além do potencial turístico, faz parte de um plano racional de expansão da cidade", enfatiza Cydno Silveira.

      A estrutura

      No memorial descritivo do projeto de Niemeyer, a Estação Ciência, Cultura e Artes surge "da importante localização do terreno e da possibilidade de uma visão panorâmica sobre a beleza natural do seu entorno". A proposta é de uma estrutura funcional, sem desperdiçar o cenário natural do Cabo Branco, que é considerado patrimônio histórico-cultural pela população pessoense.
      O projeto reúne uma torre/mirante que está cercada por um espelho d'água e concentra o setor de exposições, a área administrativa e terraço panorâmico. Ela permite uma visão de 360 graus para toda a natureza que a cerca. Um auditório com capacidade para 518 pessoas tem acesso independente e permite a realização de eventos culturais variados, sem interferir em outras atividades da área.
      Um anfiteatro com palco, camarim e banheiros foi projetado para abrigar eventos com um público de 300 pessoas sentadas, podendo dobrar essa capacidade com a ocupação das calçadas. Na parte posterior do terreno, uma edificação baixa e de pequeno porte tem a finalidade de acomodar uma ala de serviços gerais e de apoio. Uma área para estacionamento também integra o projeto.

      O arquiteto

      Oscar Niemeyer Soares Filho nasceu no Rio de Janeiro, em 15 de dezembro de 1907. Aos 97 anos de idade e em plena atividade, ele é considerado um ícone da arquitetura contemporânea. Suas estruturas de concreto armado em formas curvas – como as colunas do Palácio da Alvorada e as cúpulas côncava e convexa do Congresso Nacional, em Brasília (1958) – são uma marca do seu trabalho que começou em 1936, depois de obter o diploma de Engenheiro Arquiteto pela Escola Nacional de Belas Artes.
      A Estação Ciência, Cultura e Artes vai somar-se aos seguintes trabalhos de Niemeyer: o Conjunto da Pampulha, em Belo Horizonte (1943); a Sede das Nações Unidas, em Nova York (1947); o Parque Ibirapuera, em São Paulo (1951); o Museu de Caracas, na Venezuela (1954); a Sede do Partido Comunista, em Paris (1966); o Museu de Arte Contemporânea de Niterói, no Rio de Janeiro (1996) e a recente Serpentine Gallery, em Londres (2003).

      Leis de Ranganathan


      Fonte:edbiblio.blogspot.com

        As leis de Ranganathan são cinco leis fundamentais instituidas para a Biblioteconomia pelo pensador indiano Shiyali Ramamritam e que vigoram até os dias atuais. Ranganathan era um professor de matemática indiano interessado em biblioteconomia que cursou na Inglaterra. Foi autor do livro "The Five Laws of Library Science" (1931), formado na Inglaterra, aborda pontos importantíssimos da Biblioteconomia moderna com suas cinco Leis.
        Estas leis podem ser resumidas da seguinte forma:
        1. Os livros são para serem usados - o livro é um meio que impulsiona o conhecimento. E podemos observar a importância de uma biblioteca na seguinte frase: "quem teminformação, tem poder". Aponta para o livro como um meio e não como tendo um fim em si mesmo.
        2. Todo leitor tem seu livro - o bibliotecário deve fazer o estudo dos usuários, observando a clientela para preparar o acervo. Aponta para a seleção de acordo com o perfil do usuário.
        3. Todo livro tem seu leitor - refere-se a disseminação da informação, em que se deve divulgar os livros existentes em cada biblioteca. Aponta para a importância da divulgação do livro, sua disseminação, antecipando a estética da recepção.
        4. Poupe o tempo do leitor - a arrumação e catalogação dos documentos diminui o tempo necessário para encontrar a informação desejada. Aponta para o livre acesso às estantes, o serviço de referência e a simplificação dos processos técnicos.
        5. Uma biblioteca é um organismo em crescimento - o bibliotecário deve controlar esse crescimento, verificando qual a informação que está sendo usada, através de estatísticasda consulta e empréstimo. Decorre da explosão bibliográfica que exige atualização das coleções e previsão do crescimento da área ocupada pela biblioteca.

        Biblioteca Municipal de João Pessoa

        Bibliotecas recebem doações
        do projeto 'Estação do Livro'

        11h42 20/09/2010
        foto
        A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria de Educação (Sedec), está re-estruturando as bibliotecas em três unidades de ensino da rede municipal: as escolas Davi Trindade (Mangabeira), Ruy Carneiro (Mandacaru) e Darcy Ribeiro (Funcionários II). Os novos exemplares são parte das doações de livros feitas ao projeto 'Estação do Livro' – que já contabiliza 11 mil edições doadas pela população.
        A previsão, segundo o coordenador da Biblioteca Municipal de João Pessoa, Marcos Paulo de Farias, é que esses espaços sejam reabertas no próximo mês de novembro. "Elas funcionarão como pólos interligados à Biblioteca Municipal", disse.
        De acordo com Marcos, essas bibliotecas servirão não somente aos estudantes, mas a toda a população local. Assim, o pessoal do bairro (principalmente pessoas de idade e crianças que não podem se dirigir à Biblioteca Municipal, que funcionará no Conventinho, Centro da cidade) poderá fazer empréstimos de livros nessas escolas. "Se não houver um exemplar ali, faremos a reserva e enviaremos o livro da Biblioteca Municipal", explicou Marcos.
        As escolas também serão ponto de coleta de livros, dando seguimento a uma campanha de arrecadação que começou em março deste ano e que tem dado resultados muito positivos, conforme avaliação do coordenador. "A população abraçou essa causa", disse. Todo o acervo recebido é levado para o Centro de Capacitação dos Professores (Cecapro), na Avenida Beira Rio, onde passa por um processo de seleção para fins de catalogação. Depois dessa primeira etapa, a equipe responsável faz a higienização e o processamento técnico do material coletado para, em seguida, enviá-lo ao seu destino.
        Jornais – A Biblioteca Municipal recebeu recentemente um acervo com exemplares dos principais jornais paraibanos, de 1990 até o início de 2010, feita pelo jornalista Fernando Moura, coordenador de Proteção dos Bens Históricos e Culturais de João Pessoa (Probech). A ideia de Marcos é trabalhar com esses jornais diretamente com os estudantes, em projetos, que já estão em andamento na Sedec e, que serão postos em prática a partir do próximo ano letivo.
        São duas décadas de exemplares dos jornais O Norte, A União, Jornal da Paraíba e Correio da Paraíba (o Diário da Borborema também consta da lista, mas não cobre todo o período). O acervo será disponibilizado no Conventinho. Mas antes de chegar às mãos do público, o material passará por uma triagem e depois será encadernado. Futuramente, segundo Marcos, serão criados arquivos em microfilme ou scanner.
        Onde doar – As doações devem ser entregues nos seguintes pontos fixos: Paço Municipal, no Centro; Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria; Subprefeitura, em Tambaú; Estação Cabo Branco, no Altiplano, e Secretaria de Saúde (SMS), na Torre. Além desses pontos, há coleta também no Shopping Tambiá, Manaíra Shopping, Iesp/FatecPB, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) e Faculdade Asper.
        Os livros devem ser depositados em uma caixa específica da campanha que está disponível nos locais já citados. Podem ser doados livros didáticos, infantis, profissionais e de literatura, mas revistas, cordéis e gibis também estão na lista.

        Biblioteca do CECAPRO João Pessoa

        Fonte:centrodeartesdesines.com.pt

        Secretaria de Educação e Cultura

        CECAPRO - Centro de Capacitação dos Professores

        Unidades do Cecapro

        Departamento de Formação Continuada

        Planejamento, execução, acompanhamento, pesquisa e avaliação da oferta de cursos/atividades de formação continuada para professores/professoras, especialistas e diretores de escolas municipais.
        1. Divisão de Formação Docente
        Seção de Formação de Pessoal de Apoio
        Planejamento, execução, acompanhamento, pesquisa e avaliação da oferta de cursos/atividades de formação continuada para o pessoal de apoio das escolas municipais: merendeiras, secretários escolares, auxiliares de serviço, auxiliares administrativos, bibliotecários, vigilantes, técnicos de informática, jardineiros, etc.
        1. Divisão de Bibliotecas
        Divulgação, catalogação e organização do acervo. Atendimento à demanda das bibliotecas, alunos e professores da rede municipal de ensino e à comunidade em geral.

        Núcleo de Informática

        Promoção e capacitação de servidores em cursos de Operador de Micro, Manutenção de Computadores e Suporte a Usuários e Introdução ao Software Livre. Provém também desenvolvimento de soluções de banco de dados para cadastro de Alunos, Docentes, Controle de Biblioteca e soluções de suporte às operações Administrativas do Centro.

        Como nos localizar

        CECAPRO
        Av. José Américo de Almeida (Beira Rio), 2727 - Tambauzinho - João Pessoa, PB - CEP: 58043-360
        Telefone: (83) 3214-7963

        Eventos

        1. Catálogo das monografias, dissertações e teses dos profissionais da rede municipal de educação:
        A SEDEC, através do CECAPRO, está cadastrando as monografias, dissertações e teses dos profissionais de ensino da rede municipal de educação que tenham concluído especialização, mestrado ou doutorado. O professor ou professora especialista devem procurar a bibliotecária Ana Luiza, na Biblioteca Damásio Franca, com uma cópia impressa do trabalho escrito e uma cópia em CDROM ou disquete.
        Os trabalhos serão disponibilizados na biblioteca para a consulta, e posteriormente organizados em forma de catálogo, pelo ano da produção. A divulgação dos resultados das pesquisas fará parte das ações de formação dos professores/as e profissionais da educação, através da divisão de formação docente a da divisão de bibliotecas do CECAPRO.
        Endereço da Biblioteca Damásio Franca:
        Centro Municipal de Capacitação de Professores – CECAPRO
        Av. José Américo de Almeida, n°. 2727 – Tambauzinho João Pessoa/PB.
        Horário de funcionamento: das 8 às 17 horas.
        1. Acesso e apropriação de informações relacionadas com a política educacional do município e com as atribuições do CECAPRO:
        Tem objetivo de investir na atualização profissional do pessoal do CECAPRO. Terá os seguintes encontros temáticos:
        • Biblioteca enquanto espaço de formação
        • Aplicação da Informática na Educação
        • Educação Ambiental
        • Educação e Saúde
        • Sala de leitura
        • Direitos Humanos
        1. Cine Volante
        Acontece no CECAPRO (auditório) todas as últimas quartas-feiras de cada mês até o mês de dezembro, sempre às 16 horas.

        segunda-feira, 20 de setembro de 2010

        A Maior Banda do Planeta


        Ficheiro:2005-11-21 U2 @ MSG by ZG.JPG
        U2 é uma banda de rock formada em DublinIrlanda no ano de 1976. O grupo é composto por Bono (vocalista e guitarrista), The Edge(guitarristapianista e backing vocal); Adam Clayton (baixista); Larry Mullen Jr. (baterista e percussionista).
        O U2, com mais de trinta anos de estrada, é uma das mais populares bandas de rock do mundo desde a década de 80. Os seus concertos são únicos e um verdadeiro festival de efeitos especiais, além de ser uma das bandas que mais arrecadam anualmente. As vendas já atingem em torno de 150 milhões de discos no mundo inteiro[1], já ganharam vinte e dois prêmios Grammy Awards[2], estão entre as bandas que mais aparecem no ranking da Lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame, estreando em 5º lugar, o álbum The Joshua Tree, em 1987; 45º lugar, o álbum Achtung Baby, em 1991; e 197º lugar, All That You Can't Leave Behind, em 2000. Em 2003, foi feita a Lista das 500 melhores canções de todos os tempos pela revista Rolling Stone, obtendo 8 canções no total, estando atrás de outros ícones como The Rolling Stones com 14 canções e The Beatles, com 23 canções.
        Além da empreitada musical, eles são também conhecidos pela sua participação ativa em causas políticas e humanitárias, em especial o líder da banda, Bono. Ele tem participado ativamente em várias campanhas e apelado a líderes do mundo inteiro a fim de obter apoio na sua luta contra a fome, sobretudo nos países mais pobres. Essa "obsessão" de Bono levou a incomodar os membros do grupo e quase levou o U2 ao fim em tempos passados. Porém, isso foi revertido e ele conta com o apoio deles na sua causa.
        Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/U2

        Praia de Tambaba na Paraíba


        Tambaba é uma praia situada no município de Conde, no estado da Paraíba. É conhecida pela sua seção naturista sendo a primeira praia do Brasil a permitir o naturismo por lei municipal.[1]
        O naturismo é gerido pela SONATA, Sociedade Naturista de Tambaba. Esta sociedade organizou uma série de normas de conduta ética, como meio de garantir um padrão de comportamento na praia. Estas incluem proibição de filmagens ou fotografia, sem autorização, a obrigação de nudez total para aceder ao local, a proibição total de qualquer comportamento ou praticas sexuais e proibição do uso de drogas. Todos estes ítens são relacionados com o Código de Ética Naturista.
        Congresso Internacional de Naturismo
        Tambaba foi a área naturista escolhida para sediar o 31º Congresso Internacional de Naturismo da INF-FNI (Federação Internacional de Naturismo) que ocorreu em 2008. Este congresso é bianual e sediá-lo é algo comparável a sediar uma olimpíada tendo em vista o grau de importância do mesmo no cenário mundial.
        A votação foi realizada durante o 30º Congresso Internacional de Naturismo que ocorreu na cidade de Cartagena na Espanha nos dias 7 a 10 de Setembro de 2006. A votação foi expressiva a favor de Tambaba que venceu por 137 votos a 99 dados à região da Calábria naItália que era o concorrente.
        Com isto, Tambaba entrou para a história do Naturismo mundial, já que é a primeira área Naturista do Hemisfério Sul e primeira área Naturista da América Latina a sediar um evento deste porte.