Bibliotecas recebem doações
do projeto 'Estação do Livro'
11h42 20/09/2010

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria de Educação (Sedec), está re-estruturando as bibliotecas em três unidades de ensino da rede municipal: as escolas Davi Trindade (Mangabeira), Ruy Carneiro (Mandacaru) e Darcy Ribeiro (Funcionários II). Os novos exemplares são parte das doações de livros feitas ao projeto 'Estação do Livro' – que já contabiliza 11 mil edições doadas pela população.
A previsão, segundo o coordenador da Biblioteca Municipal de João Pessoa, Marcos Paulo de Farias, é que esses espaços sejam reabertas no próximo mês de novembro. "Elas funcionarão como pólos interligados à Biblioteca Municipal", disse.
De acordo com Marcos, essas bibliotecas servirão não somente aos estudantes, mas a toda a população local. Assim, o pessoal do bairro (principalmente pessoas de idade e crianças que não podem se dirigir à Biblioteca Municipal, que funcionará no Conventinho, Centro da cidade) poderá fazer empréstimos de livros nessas escolas. "Se não houver um exemplar ali, faremos a reserva e enviaremos o livro da Biblioteca Municipal", explicou Marcos.
As escolas também serão ponto de coleta de livros, dando seguimento a uma campanha de arrecadação que começou em março deste ano e que tem dado resultados muito positivos, conforme avaliação do coordenador. "A população abraçou essa causa", disse. Todo o acervo recebido é levado para o Centro de Capacitação dos Professores (Cecapro), na Avenida Beira Rio, onde passa por um processo de seleção para fins de catalogação. Depois dessa primeira etapa, a equipe responsável faz a higienização e o processamento técnico do material coletado para, em seguida, enviá-lo ao seu destino.
Jornais – A Biblioteca Municipal recebeu recentemente um acervo com exemplares dos principais jornais paraibanos, de 1990 até o início de 2010, feita pelo jornalista Fernando Moura, coordenador de Proteção dos Bens Históricos e Culturais de João Pessoa (Probech). A ideia de Marcos é trabalhar com esses jornais diretamente com os estudantes, em projetos, que já estão em andamento na Sedec e, que serão postos em prática a partir do próximo ano letivo.
São duas décadas de exemplares dos jornais O Norte, A União, Jornal da Paraíba e Correio da Paraíba (o Diário da Borborema também consta da lista, mas não cobre todo o período). O acervo será disponibilizado no Conventinho. Mas antes de chegar às mãos do público, o material passará por uma triagem e depois será encadernado. Futuramente, segundo Marcos, serão criados arquivos em microfilme ou scanner.
Onde doar – As doações devem ser entregues nos seguintes pontos fixos: Paço Municipal, no Centro; Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria; Subprefeitura, em Tambaú; Estação Cabo Branco, no Altiplano, e Secretaria de Saúde (SMS), na Torre. Além desses pontos, há coleta também no Shopping Tambiá, Manaíra Shopping, Iesp/FatecPB, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) e Faculdade Asper.
Os livros devem ser depositados em uma caixa específica da campanha que está disponível nos locais já citados. Podem ser doados livros didáticos, infantis, profissionais e de literatura, mas revistas, cordéis e gibis também estão na lista.
Bonito projeto este da prefeitura e pra que todos fiquem sabendo que as pessoas que fazem parte deste projeto são os estagiários do Curso de Biblioteconomia da UFPB: Márcia, Alexandra, Laudenice,Nilda, Gláucia, Manuelina, Chris, Iran, Jhonata, Cesário e que fizeram parte no início e que não estão mais entre a equipe são: Michelle, Waldilene e Ronhele, onde todas estas pessoas merecem parabéns que esforço que tem e tiveram neste projeto tão grandioso.
ResponderExcluir