Pontos Históricos de João Pessoa

www.flickr.com
Esse é um módulo do Flickr que mostra fotos e vídeos públicos de silva.cesario. Faça seu próprio módulo aqui.

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Enem tem adesão das 59 universidades federais do país

Enem tem adesão das 59 universidades federais do país


Enem se consolidou e atingiu o recorde de 7,1 milhões de inscritos neste ano.

Quinze anos após a criação  do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e cinco anos depois de sua transformação em vestibular, pela primeira vez todas as 59 universidades federais do país vão adotar a prova como processo seletivo - ou parte dele - de novos alunos. Mesmo com histórico de graves falhas, o Enem se consolidou e atingiu o recorde de 7,1 milhões de inscritos neste ano.
De 2010 para o primeiro semestre de 2013, o número de vagas no ensino superior disponíveis para quem prestou o Enem cresceu quase três vezes, chegando a 129.319 cadeiras, todas em instituições públicas.
A adesão ao exame deve avançar mais. Onze federais que utilizam o Enem como parte do processo seletivo já manifestaram interesse oficial em aderir em 2015 ao Sisu (Sistema de Seleção Unificada), plataforma digital que reúne as vagas.
"A aceitação em relação ao exame aumentou. Mas o desafio logístico ainda é grande, tanto que ainda não se consegue fazer duas edições por ano", afirma Reynaldo Fernandes, ex-presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão ligado ao MEC (Ministério da Educação) e responsável pela prova.
Últimas a aderirem
Só neste ano a UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) resolveu acabar com seu vestibular para aderir ao Sisu no processo seletivo de 2014. Na ocasião, o reitor da UFMG, Clélio Campolina, justificou a escolha pela redução de custos para os candidatos. "A seleção pelo Sisu é democrática, elimina custos para os candidatos e oferece igualdade de oportunidades a todos", disse.
A UnB (Universidade de Brasília) é uma das instituições federais que decidiu aderir ao sistema neste ano. Para preencher metade de suas vagas (2.110) a instituição usará como critério de seleção apenas a nota no exame nacional.
Também a UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) decidiu este ano oferecer metade de suas vagas pelo Sisu este ano.
Enem 2013
As provas acontecerão nos dias 26 e 27 de outubro, o exame começará às 13h (horário de Brasília).
No primeiro dia, serão aplicadas as provas de ciências humanas e ciências naturais e o aluno terá 4 horas e 30 minutos para realizar a prova. No segundo dia, serão aplicadas as provas de linguagens e códigos, de matemática e a redação e o candidato terá 5 horas e 30 minutos.

Fonte: WSCOM

terça-feira, 10 de setembro de 2013

MEC criará bolsa de Ciências para ensino médio

MEC criará bolsa de Ciências para ensino médio


Projeto pretende estimular jovens a cursar Matemática, Física, Química e Biologia. Primeira fase beneficiará 30 mil

 O Ministério da Educação vai lançar, ainda esta semana, um programa de iniciação científica para estudantes de ensino médio. De acordo com o ministro Aloizio Mercadante, o "Quero Ser Cientista, Quero Ser Professor" vai beneficiar, de início, 30 mil estudantes. No entanto, a perspectiva é chegar a 100 mil jovens.
O projeto será realizado em parceria com as universidades federais e pretende estimular os estudantes a ingressar em carreiras da área de exatas – Matemática, Física, Química e Biologia – que hoje sofrem com a carência de profissionais, especialmente de professores. O déficit de educadores nessas áreas, segundo o ministro, chega a 170 mil profissionais na rede pública.
Mercadante acredita que, colocando os jovens em contato com pesquisas e conhecimentos científicos dessas áreas, muitos estudantes vão se interessar pelos cursos. “À medida que você estimula e dá condições de ter interesse, ele vai seguir para o caminho das áreas exatas. Ou ele será professor ou vai ser matemático. O Brasil precisa de profissionais em todas elas”, diz.
Os estudantes e os professores orientadores do projeto vão ganhar bolsas. O ministro só revelou o valor da bolsa do aluno, que será de R$ 150. Esses jovens selecionados farão atividades em laboratórios das universidades e devem ser monitorados, em suas próprias escolas, por estudantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) .
A iniciativa faz parte do esforço do Ministério da Educação em elaborar políticas que transformem o ensino médio. Mercadante diz que essa fase da educação básica é a que mais precisa de atenção no momento, por causa do grande contingente de jovens fora da escola ou atrasados no fluxo escolar.
“Estamos ampliando o ensino médio inovador, programas de reforço escolar, aumentando os investimentos no ensino técnico e profissionalizante”, diz o ministro, que participou da abertura de congresso promovido pela organização Todos pela Educação, em Brasília.
Além do programa, o MEC vai distribuir kits de ciências (nas áreas de matemática, física, química e biologia) para todos os estudantes dessa etapa. Chamado de Aventuras da Ciência, o material pretende ensinar experiências simples para despertar o interesse dos jovens para as áreas.

Fonte: WSCOM

Folha coloca a UEPB entre as 20 melhores universidades estaduais do país

Folha coloca a UEPB entre as 20 melhores universidades estaduais do país


O RUF é uma listagem das universidades brasileiras

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) obteve mais uma importante conquista no que diz respeito à avaliação de qualidade das universidades brasileiras. O Ranking Universitário Folha (RUF) 2013, divulgado nesta segunda-feira (9), pela Folha de S. Paulo, colocou a UEPB em 6º lugar em relação às Universidades estaduais do Norte/Nordeste/Centro-Oeste e entre as 20 melhores universidades estaduais do país, sendo, neste caso, a 18ª universidade estadual melhor avaliada.
O RUF é uma listagem das universidades brasileiras, de acordo com a sua qualidade. Para chegar ao ranking, a Folha criou uma metodologia própria (tendo como referências avaliações internacionais consolidadas), que mescla indicadores de pesquisa e de inovação e a opinião do mercado de trabalho e de pesquisadores renomados, cadastrados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep-MEC).
Os indicadores que compõem a fórmula do RUF são qualidades de pesquisa, qualidade de ensino, avaliação de mercado, indicador de inovação e indicador de internacionalização. O ranking geral contou com 192 universidades avaliadas. Em nível nacional, que reúne universidades estaduais, federais e privadas, a UEPB obteve a 92ª posição, com nota geral de 41,19.
Metodologia
O Ranking Universitário Folha busca medir a qualidade das instituições de ensino superior brasileiras, em suas diferentes missões, partindo de metodologias utilizadas em rankings internacionais, mas com adaptações para o cenário nacional. As 192 universidades do país que têm como missão constitucional fazer ensino, pesquisa e extensão foram avaliadas em cinco grandes áreas: ensino, inserção no mercado de trabalho, pesquisa, internacionalização e inovação.
O RUF é dividido em duas vertentes: uma analisa as 192 universidades do país como um todo e na outra são avaliados 30 cursos de graduação, independentemente se são oferecidos por universidades, centros universitários ou faculdades (as diferentes segmentações definidas pelo Ministério da Educação). As duas últimas modalidades são mais voltadas para o ensino do que para a produção científica.

Fonte: WSCOM

Seis açudes monitorados pela Aesa na Paraíba estão sangrando

Seis açudes monitorados pela Aesa na Paraíba estão sangrando


Esta realidade de açudes sangrando é vivenciada na região do Litoral, onde a chuva chegou com mais força.

O açude Gramame-Mamuaba, que já havia transbordado no início do mês passado, voltou a sangrar na madrugada desta segunda-feira (9). Além desse, que fica localizado na cidade  do Conde e que tem capacidade para quase 57 milhões de metros cúbicos, outros cinco reservatórios monitorados pela Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) estão sangrando: Araçagi (no município de mesmo nome), São Salvador (Sapé), Jangada (Mamanguape), Olho d’água (Mari) e Suspiro (Serra da Raiz).
“É importante lembrar que esta realidade de açudes sangrando é vivenciada na região do Litoral, onde a chuva chegou com mais força. Em alguns casos, tivemos recargas em reservatórios do Brejo, mas foram de pequena intensidade. E, nas demais regiões, não tivemos registros de chuvas significativas”, alertou o gerente de Monitoramento e Hidrometria da Aesa, Lucílio Vieira.
Dos 123 açudes monitorados pela Aesa, 64 estão com capacidade armazenada superior a 20% do volume total, 33 encontram-se em estado de observação (menos de 20%) e 20 reservatórios em situação crítica (menos de 5%), além dos seis que estão sangrando.
Boqueirão – Diretores da Aesa estão em Brasília cumprindo agenda de compromissos na sede da Agência Nacional das Águas (ANA). Os encontros que acontecem nesta segunda (9) e terça-feira (10) são pautados pelo gerenciamento racional dos recursos hídricos estaduais.
“Temos uma lista extensa de assuntos entre os quais podemos destacar a situação do açude Epitácio Pessoa, que atende Campina Grande e cidades circunvizinhas. Além disso, temos o Engenheiro Ávidos, São Gonçalo e o Sistema Interestadual Integrado Piancó-Piranhas-Açu, que estão na pauta. Queremos melhorar o aproveitamento dessa água que vai desde a barragem de Coremas, atende 22 sistemas na Paraíba e ainda abastece o Rio Grande do Norte”, explicou o presidente da Aesa, João Vicente Machado Sobrinho.
Chuvas – A capital paraibana foi a cidade onde mais choveu este mês no Estado. O acumulado nos primeiros nove dias de setembro já é de 180 mm, mais que o dobro da média histórica de João Pessoa nesta época do ano. Para a tarde e noite desta segunda-feira (9), a previsão é de que o aumento da nebulosidade favoreça a ocorrência de chuvas. “De hoje para amanhã, as cidades do Litoral, Brejo e Agreste podem ter precipitações fracas. Não há perspectiva de chuvas mais relevantes nas próximas 24 horas”, informou a meteorologista Carmem Becker.

Fonte: WSCOM

Investigado, ex-assessor de ministro entra a pé no prédio da PF e se entrega

Investigado, ex-assessor de ministro entra a pé no prédio da PF e se entrega


Carro de luxo foi apreendido durante a Operação Esopo, da Polícia Federal, que investigou desvios no Ministério do Trabalho

Alvo de mandado prisão, um assessor direto do ministro Manoel Dias (Trabalho) se entregou na noite de segunda-feira (9) na sede da Polícia Federal.
Ao deflagrar a operação Esopo, que apura fraude em licitação e desvio de recursos públicos, a PF não localizou Anderson Brito Pereira e, por isso, ele foi considerado foragido durante todo o dia de ontem.
Investigado pela polícia por participar de esquema que envolve R$ 400 milhões, Pereira entrou a pé no prédio da PF na noite de ontem para se entregar. Foi ouvido nesta terça (10) e seguirá para o presídio da Papuda.
OPERAÇÃO
Deflagrada na segunda, a operação da PF mirou, entre outros alvos, integrantes da cúpula do Ministério do Trabalho, pasta com histórico recente de diferentes denúncias de corrupção. Foi a segunda vez em menos de uma semana que a PF cumpriu mandato de busca e apreensão na sede do ministério em Brasília.
No dia da operação, Anderson Brito foi demitido e o servidor Geraldo Riesenbeck, preso pela PF, perdeu o cargo de coordenador de convênios. Também investigado pela polícia, Paulo Pinto, número 2 da pasta, permanece como secretário-executivo.
De acordo com a PF, uma entidade de interesse público fechava contratos para realização de cursos de formação profissional, festivais culturais e perfurações de poços artesianos. Os recursos eram repassados pela União, em sua maioria pelo Ministério do Trabalho, por estados e municípios, mas desviados sem os serviços serem realizados.
Na operação, foram apreendidos R$ 500 mil em espécie, jóias, carros de luxo e até um helicóptero.

Fonte: WSCOM

Cirurgias eletivas são suspensas no Hospital Arlinda Marques

Cirurgias eletivas são suspensas no Hospital Arlinda Marques


Estado não renovou o contrato com os anestesistas

O término do contrato dos médicos anestesistas que atuam no Hospital Arlinda Marques com o Governo do Estado poderá causar, em último caso, a morte de alguma criança. Como o Estado não possui esse tipo de profissional no seu quadro de servidores e não renovou o acordo com a cooperativa, foram suspensas as cirurgias eletivas na unidade hospitalar.
Preocupados com o atendimento, os profissionais da Cooperativa dos Anestesiologistas do Estado da Paraíba, durante um mês, estão atendendo os casos de urgência, e já comunicaram a situação do hospital ao Ministério Público, Conselho Regional de Medicina e Sindicato dos Médicos.
Questionado sobre a situação das crianças que não poderão passar pelas cirurgias agendadas, o representante da Federação Nacional dos Médicos na Paraíba, Antônio de Pádua Neves, explicou que esse mesmo questionamento foi feito ao Governo do Estado, mas que até agora nenhuma resposta foi dada pelo poder público. 
 
Fonte: WSCOM

TJPB bloqueia bens de empresa que deu golpe em 3 mil consumidores

TJPB bloqueia bens de empresa que deu golpe em 3 mil consumidores


Sócios da empresa se encontram em destino ignorado

O juízo da 5ª Vara Mista da comarca de Patos, que tem à frente o juiz Ramonilson Alves Gomes, atendeu a Ação Civil Pública de Obrigação de Fazer, impetrada pelo Ministério Público Estadual, contra a empresa Eletromotos Comércio e Serviços LTDA, que deu um golpe em cerca de 3 mil consumidores da região, ao encerrar as atividades no Município. Os sócios da empresa se encontram em destino ignorado.
Na decisão, o magistrado Ramonilson Alves determinou a busca e apreensão de todos os bens e valores eventualmente existentes no endereço onde funcionava a empresa, determinou os bloqueios dos bens imóveis pertencentes aos réus, tornando-os indisponíveis, e, via Bacenjud, de todos os valores existentes em contas bancárias, poupanças e investimentos em nomes dos demandados. Ele determinou, também, o bloqueio administrativo junto aos Detran’s da Paraíba e do Rio Grande do Norte de veículos registrados em nome dos acusados.
Segundo o juiz Ramonilson, foi fato público e notório na cidade de Patos e todo o sertão da Paraíba que o fechamento da empresa Eletromotos e o desaparecimento de seus sócios-administradores (gerentes e representantes) causaram imensa surpresa. Ele destacou ainda que a empresa praticava um insustentável sistema de vendas proibido, por ser ilícito e lesivo à coletividade, conhecido por “pirâmide financeira”.
“Estima-se na comunidade cerca de 3 mil pessoas lesadas, muitas, inclusive, já tendo adimplido totalmente as parcelas do contrato. Só faltava, para estas e segundo a “lógica” do contrato, receber o bem ou o crédito total”, ressaltou.
Entenda o caso – Conforme consta na denúncia do MP, feita pela promotora de Justiça, Edivane Saraiva de Souza, no dia 25 de março deste ano, por motivos desconhecidos e sem qualquer justificativa ou comunicado a seus clientes, a empresa Eletromotos encerrou subitamente suas atividades e os sócios-proprietários tomaram destino ignorado. Desde então, vários consumidores recorreram à Promotoria de Patos, originando o Procedimento Preparativo Prévio n° 1826/2013, que resultou na Ação Civil Pública de Obrigação de Fazer.
“Alguns reclamantes informaram que antes do acontecido já haviam tentado solucionar amigavelmente, mediante conversas com o gerente comercial da empresa, bem como através de acordos firmados no Procon de Patos, mas não obtiveram êxito em fazer a Eletromotos restituir os valores pagos por estes consumidores”, destacou a promotora.

Fonte: WSCOM

Passageiros sentiram cheiro de óleo em avião que fez pouso de emergência em JP

Passageiros sentiram cheiro de óleo em avião que fez pouso de emergência em JP


Equipes do Samu foram acionadas por que muitos passageiros passaram mal

Uma aeronave da companhia Azul fez um pouso de emergência na manhã desta terça-feira, 10, no Aeroporto Internacional Castro Pinto, na Paraíba. 
De acordo com as primeiras informações, o avião ia para Salvador e por conta de um problema técnico teve que fazer o pouso de emergência. Chovia muito em João Pessoa desde cedo.
Alguns passageiros disseram que logo após decolar sentiram um forte cheiro de óleo.
Equipes do Samu foram acionadas para atender passageiros que passaram mal, mas ainda não se tem informações sobre feridos.

Fonte: WSCOM

Correios aprovam indicativo de greve

Correios aprovam indicativo de greve


Greve poderá ter início no dia 13 de setembro

Além dos bancários, que informaram uma greve a partir do dia 19 de setembro, funcionários dos Correios e Telégrafos decidiram durante assembleia, realizada na última sexta-feira, 6, um indicativo de greve para o dia 13 de setembro. Na oportunidade também foi deliberado a rejeição da contraproposta apresentada pela Direção dos Correios.
Uma nova assembleia será realizada no dia 12 de setembro para a decisão sobre a deflagração da greve da categoria no estado. Na pauta também estarão presentes os temas: Avaliação das negociações com a direção dos Correios; Deliberar pela deflagração de greve da categoria no Estado, a partir da zero hora do dia 13 de setembro de 2013 e encaminhamentos.
Sindicatos dos trabalhadores da ECT em todo o Brasil discutem a possibilidade da deflagração de uma greve nesta semana.
A Plenária Nacional da FENTECT realizada dia 31 de agosto em Brasília tinha o papel de unificar a data da greve entre FENTECT e FINDECT, mas a disputa burocrática desses divisionistas impediu a unificação de uma data única para deflagração de greve nos 35 SINTECT´s da categoria no país.
Diante dessa situação, os trabalhadores deliberaram na Assembleia do SINTECT/PB por, antecipar a data indicativa da greve para o dia 13 de setembro, como forma de potencializar a unificação da luta, haja vista que os SINTECT´s de São Paulo, Rio de Janeiro, Bauru, Tocantins, Rio Grande do Norte e Rondônia já indicam greve a partir do dia 12 de setembro e os SINTECT´s da Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Vale do Paraíba/SP e São José do Rio Preto/SP e Santos indicam a antecipação da greve para o dia 13 de setembro.
 
Fonte: WSCOM

PRF desmantela esquema de roubo e adulteração de combustível; 6 são presos

PRF desmantela esquema de roubo e adulteração de combustível; 6 são presos


A investigação da PRF teve início após uma denúncia anônima


Veja como o esquema funcionava (Crédito: PRF)
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) deflagrou às 21 horas da noite desta segunda-feira (09), a Operação Sangria IV no município de Cruz do Espírito Santo, região metropolitana de João Pessoa. Seis pessoas foram presas.
A Ação da PRF foi deflagrada no Km 60 da BR-230, no pátio de um posto de abastecimento de combustíveis localizado às margens da rodovia. Os agentes da PRF acompanhavam as ações do grupo e flagraram os acusados enquanto furtavam combustíveis de caminhões tanque e repassavam o combustível furtado para um receptador. Após a retirada do combustível, o grupo completava os caminhões tanques com água.
Foram presos Maciel Medeiros de Lira de 42 anos, Nilrivon Sucupira Dantas de 37 anos, Weldis Gomes Barbosa de 29 anos e Francisco Xavier de Holanda de 64 anos, todos os quatro eram caminhoneiros, além de Luiz do Carmo de Albuquerque, responsável por receber o combustível furtado e revender em pequenas frações e Pedro de Alcantara Santos de 41 anos, vigilante do posto de combustível, que dava cobertura para a quadrilha. Um quinto caminhoneiro conseguiu fugir, mas já foi identificado pela PRF.

Material apreendido durante a operação (Crédito: PRF)
Com os presos foram apreendidos cinco caminhões, 550 litros de combustível furtado, diversos lacres utilizados para lacração dos tanques e um revólver calibre 38 que estava com um dos caminhoneiros.
A investigação da PRF teve início após uma denúncia anônima efetuada através do telefone de emergência da PRF, o 191.
Além da distribuidora, também eram lesados pelo golpe os postos de abastecimento que recebiam o combustível adulterado e, por consequência, os consumidores.
Todos os veículos e objetos apreendidos foram encaminhados, juntamente com os presos, para a delegacia de Polícia Civil de Itabaiana.
Entenda como funcionava o esquema:

1 – Os caminhões recebem o combustível nas distribuidoras e seguem para as entregas nos postos de abastecimento;
2 – Antes de chegar nos postos de abastecimento, parte do combustível é retirada e repassada para um receptador;
3 – O caminhão tanque é abastecido com água, na mesma quantidade do combustível furtado e devidamente lacrado para que não haja suspeita no momento da entrega;
4 – Os postos de abastecimento, desconhecendo o esquema criminoso, recebem combustível adulterado com água;
5 – O combustível furtado é fracionado e revendido.
Fonte: WSCOM