Pontos Históricos de João Pessoa

www.flickr.com
Esse é um módulo do Flickr que mostra fotos e vídeos públicos de silva.cesario. Faça seu próprio módulo aqui.

quinta-feira, 16 de julho de 2015

Veja 8 sinais do hipertireoidismo

Veja 8 sinais do hipertireoidismo


Erra quem pensa que perder peso sem explicação é uma boa coisa; esse é um dos sinais do hipertireoidismo.

Muito se fala do funcionamento deficiente da tireoide, o hipotireoidismo, que causa depressão, queda de cabelos, ganho de peso e outros sintomas. Há, porém, muitas pessoas em enfrentam o extremo inverso: a tireoide funciona até demais. Esse quadro conhecido por hipertireoidismo.
Agitação, insônia e emagrecimento excessivo sem causa aparente são alguns dos sintomas. Se não tratado, o hipertireoidismo pode causar sérios problemas ao funcionamento do corpo. A doença pode provocar arritmias cardíacas, osteoporose e levar até mesmo a cegueira. Em casos mais graves, provoca a morte.
Um exame de sangue é suficiente para identificar se a tireoide está funcionando normalmente, pouco ou demais. Esse exame mede o TSH e T4. Normalmente, quando o TSH está baixo e o T4 está alto, o quadro é de hipertireoidismo.
Mas será que você sabe quais são todos os sinais e sintomas? Veja, abaixo, 8 sintomas do hipertireoidismo e procure um médico caso se enquadre:
Emagrecimento sem razão aparente.
Taquicardia.
Falta de sono.
Irritabilidade e ansiedade.
Variações do humor.
Tremores.
Intolerância ao calor.
Diarreia.


IG

Aumento de tamanho da próstata é normal e tem tratamento, diz especialista

Aumento de tamanho da próstata é normal e tem tratamento, diz especialista


O tratamento feito atualmente pelos urologistas é baseado em alguns parâmetros.

Hoje (15), Dia do Homem, a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) faz um alerta à população masculina brasileira sobre o aumento da próstata, que ocorre durante o envelhecimento do homem. “O aumento da próstata [acontece] por causa de um tumor benigno. Não é câncer”, disse, em entrevista à Agência Brasil, o diretor da SBU, Alfredo Canalini.
Explicou que a prevalência desse aumento da próstata é maior de acordo com faixa etária: 90% dos homens entre 81 e 90 anos registram esse aumento. Canalini disse, porém, que – se não influenciasse o funcionamento da uretra – o aumento de volume da próstata não traria nenhuma consequência negativa para o homem.
A próstata é uma glândula acessória do aparelho reprodutor masculino, localizada abaixo da bexiga. A uretra atravessa essa glândula. Quando a próstata cresce, pode prejudicar o processo de esvaziamento da bexiga na hora de urinar. Alfredo Canalini esclareceu, entretanto, que isso não acontece com todos os homens.
“Somente 40% dos homens que apresentam aumento volumétrico da próstata vão ter algum tipo de problema para urinar. Mas se levarmos em conta a população masculina, a gente vê que esse percentual constitui parcela bem significativa”, acrescentou. Estatística recente mostra que cerca de 30 milhões de homens da Comunidade Econômica Europeia (CEE) têm problemas para urinar, provocados pelo aumento de volume da próstata, afirmou.
Tratamento
O diretor da SBU informou que 60% dos homens não registram sintoma decorrente do aumento da próstata. Por isso, não precisam tomar remédio nem fazer cirurgia. Lembrou, no entanto, que é comum, às vezes, um paciente ir ao consultório de um urologista preocupado porque fez um ultrassom e o laudo indicou um aumento do tamanho da próstata. Se não há dificuldade para urinar e se o paciente urina bem, com jato grosso, a indicação do especialista é que, por enquanto, não é necessário fazer qualquer tipo de tratamento, apenas acompanhamento.
“Mas quando o paciente começa a ter problema para urinar, o tratamento tem que ser feito”, disse Canalini. Em média, a partir dos 45 anos de idade, os homens já começam a ter as primeiras alterações na próstata, que vão se intensificando ao longo do tempo. “É um processo paulatino de envelhecimento. Assim como os cabelos vão embranquecendo, as rugas vão aparecendo, a próstata vai aumentando”, observou.
O tratamento feito atualmente pelos urologistas é baseado em alguns parâmetros, como a intensidade dos sintomas; o tamanho da próstata; e o nível de PSA, uma enzima que detecta a existência de tumor.
Canalini disse que, além de ser um bom indicador da existência de câncer de próstata, o PSA pode também revelar se o paciente apresenta chance de ter complicações relativas ao aumento da próstata. “Geralmente, o homem que tem o PSA acima de 1.5 e que não é portador de câncer de próstata tende a ter piora dos sintomas ao longo da vida. Às vezes, esse paciente tem que começar um tratamento precoce”, disse.
Alfredo Canalini observou que, quando o paciente resiste a fazer o tratamento, corre o risco de ter os sintomas agravados. Para evitar riscos de retenção urinária, problemas na bexiga, infecções e piora de qualidade de vida, Canalini recomendou que o paciente comece a tratar seu problema desde o momento em que os primeiros sintomas aparecerem.

Agência Brasil

Estudo brasileiro sugere manteiga enriquecida para tratar Alzheimer

Estudo brasileiro sugere manteiga enriquecida para tratar Alzheimer


Alimento modificado aumenta atividade de enzima vinculada à memória. Pesquisa foi feita por equipe da USP e publicada em revista científica.

 O consumo de manteiga enriquecida com um tipo especial de ácido graxo extraído do leite ajuda no tratamento de pacientes na fase inicial do Alzheimer, indicaram pesquisadores brasileiros em um experimento realizado com ratos de laboratório.
As provas demonstraram que uma dieta rica nessa manteiga modificada aumenta a atividade de uma enzima vinculada à memória e reduz os danos provocados pela doença nesta função, segundo um comunicado da Universidade de São Paulo (USP), responsável pela pesquisa.
Os resultados do projeto, conduzido pelos pesquisadores do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da USP, foram destacados na última edição da revista científica internacional "Journal of Neural Transmission".
Segundo os pesquisadores, o chamado ácido linoleíco conjugado, um ácido graxo que pode ser extraído das gorduras dos lácteos, ajuda o organismo a elevar a atividade no cérebro da fosfolipase A2, uma enzima com ação sobre a memória.
Idosos com idade a partir de 75 anos fazem parte do grupo de pessoas que mais podem ser afetadas pela doença.
Pessoas que tiveram depressão ao longo da vida correm um risco maior de desenvolver Alzheimer quando mais velhos
Metabolismo alterado
De acordo com os responsáveis pelo projeto, a enzima atua diretamente sobre as gorduras que constituem as membranas celulares, que, entre outras funções, ajudam na formação da memória.
Em pacientes saudáveis estas membranas são flexíveis e se renovam periodicamente, mas nos portadores de Alzheimer são rígidas, o que dificulta a liberação dos ácidos graxos, além de não serem substituídas na mesma velocidade.
"Vimos que a ação desta enzima é alterada nos pacientes com Alzheimer, por isso começamos a analisar como poderíamos alterar o metabolismo da fosfolipase A2 nestes pacientes", explicou a chefe do Laboratório de Neurociências da USP, Leda Talib, que coordenou o projeto.
Os experimentos com ratos, que começaram a ser realizados há cinco anos, mostraram que o tratamento é eficaz em pacientes no estágio inicial da doença, mas os pesquisadores tentam estabelecer se também pode prevenir o Alzheimer.
"Quando os sintomas começam a aparecer é porque a doença já está estabelecida. Não sabemos em que momento ela começa, mas vamos investigar para estabelecer se o tratamento também pode ser preventivo", disse.
Talib acrescentou que ainda serão realizados outros experimentos com ratos para descobrir os efeitos colaterais da dieta rica em manteiga modificada antes de iniciar a fase de testes clínicos com humanos. "Precisamos saber se essa dieta pode provocar danos na saúde", esclareceu.
Estima-se que existam 44 milhões de pessoas vivendo com a doença em todo o mundo, número que deve triplicar até 2050. A enfermidade ataca o cérebro "silenciosamente" por mais de uma década antes que os sintomas surjam.
Geralmente, o Alzheimer pode apresentar sintomas a partir dos 65 anos. Idosos com idade a partir de 75 anos fazem parte do grupo de pessoas que mais podem ser afetadas pela doença. Pessoas que tiveram depressão ao longo da vida correm um risco maior de desenvolver Alzheimer quando mais velhos. Diabéticos também têm mais chance de serem afetados, principalmente pacientes com diabetes tipo 2.
Exercícios contra o Alzheimer
O diagnóstico precoce da doença é essencial, explica a neurocientista Carla Tieppo. Segundo ela, quanto antes descobrir e começar o tratamento, melhor.
Não existe prevenção, mas dá para retardar o aparecimento dos sintomas. Exercícios físicos e cerebrais, alimentação e sono podem ajudar., explica a especialista.
G1

Gordura saturada pode viciar, diz estudo

Gordura saturada pode viciar, diz estudo


Entenda por que ela pode ser tão viciante quanto cocaína ou heroína.

A gordura saturada pode ser tão viciante quanto drogas como heroína, cocaína e ecstasy. É o que descobriu um estudo realizado em ratos pela Universidade de Montreal, no Canadá.
A equipe dividiu as cobaias em três grupos. O primeiro recebeu uma dieta com baixa quantidade de gorduras e quantidade igual de gorduras monoinsaturadas e saturadas. O segundo recebeu grandes quantidades de gorduras monoinsaturadas. Já o terceiro grupo ingeriu grande quantidade de gorduras saturadas. As duas dietas com grandes quantidades de gorduras contaram com as mesmas porções de açúcares, proteínas e outros nutrientes.
Após 8 semanas, apesar do peso das cobaias dos dois grupos que consumiram grandes quantidades de gorduras, estar igual, os testes de comportamento indicaram mudanças. A função da dopamina, responsável pelo sistema de motivação e recompensa, foi reduzida no grupo que ingeriu maiores quantidades de gorduras saturadas.
Os pesquisadores acreditam que isso faz com que o cérebro tente compensar aumentando o sistema de recompensa. Este fenômeno é muito parecido com o do consumo de drogas, em que é preciso aumentar a quantidade de droga para obter o mesmo efeito.
Então, uma pessoa que consome grandes quantidades de gorduras saturadas precisaria ingerir cada vez mais alimentos ricos em gorduras saturadas para obter o mesmo prazer ou recompensa.
A gordura saturada está presente especialmente em alimentos de origem animal como carnes, laticínios e ovos, sendo que suas maiores fontes são as carnes vermelhas e gordurosas e o leite integral. Outras pesquisas já descobriram que o excesso de gorduras saturadas também pode favorecer problemas cardiovasculares, derrames e outros.

Minha Vida

Paraíba tem 6 casos confirmados da Síndrome de Guillain-Barré em 2015

Paraíba tem 6 casos confirmados da Síndrome de Guillain-Barré em 2015

Síndrome rara já causou a morte de duas pessoas no estado só neste ano.
Doença está relacionado a infecções causadas por vírus como o da dengue.

Do G1 PB
Seis casos da síndrome de Guillain-Barré (SGB) foram registrados somente em 2015 na Paraíba. Conforme levantamento da Secretaria de Estado da Saúde (SES) feito no Sistema de Informação Hospitalar (SIH) e Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), dos seis casos confirmados da síndrome considerada rara, dois resultaram na morte dos pacientes. O seis casos ocorreram apenas no cinco primeiros meses deste ano, enquanto em todo ano de 2014 foram registrados nove casos.
Na maioria dos casos, a síndrome tem relação com infecções causadas por uma série de vírus, incluindo a dengue, zika (febre Zika), influenza (gripe) e HIV (Aids), ou da incidência de doenças como hepatites por vírus tipo A, B e C. O Ministério da Saúde acompanha junto aos estados os casos diagnosticados de Guillain Barré. Dessa forma, mesmo não se tratando de uma doença de notificação compulsória, conforme portaria, a SES, por meio da Gerência Executiva de Vigilância em Saúde, mantém um regime de vigilância sob as unidades de saúde paraibanas.
A Síndrome de Guillain-Barré é uma doença autoimune que afeta a produção da mielina, a membrana que envolve os nervos e facilita a transmissão do estímulo nervoso. O distúrbio faz com que o paciente produza anticorpos contra sua própria mielina. Os nervos afetados ficam com a transmissão dos sinais que vêm do cérebro prejudicada, causando uma perda movimentos musculares. O cérebro também recebe menos sinais sensitivos do corpo, fazendo com que o paciente perca a habilidade de sentir o contato com a pele, dor ou calor.
Segundo informações do Ministério da Saúde, a maioria dos pacientes percebe inicialmente a doença por conta da sensação de queimação, dormência, formigamento ou coceira nas extremidades dos membros inferiores e, em seguida, superiores. Entre os outros sintomas estão dores na região lombar ou nas pernas; fraqueza progressiva, geralmente nos membros inferiores, braços, tronco, cabeça e pescoço; fraqueza facial ocorre na metade dos pacientes ao longo do curso da doença.
A intensidade pode variar desde fraqueza leve, que sequer motiva a busca por atendimento médico em nível primário, até tetraplegia completa com necessidade de ventilação mecânica por paralisia da musculatura respiratória acessória. O diagnóstico da SGB é primariamente clínico, feito por meio dos sinais e sintomas, e depois laboratorial. No entanto, exames complementares são necessários para confirmar a impressão clínica e excluir outras causas de paraparesia flácida.
O repasse das infomações de pessoas com suspeita da doença pode ser feito para a área técnica da vigilância epidemiológica por meio dos telefones 3218-7331, 3218-7381, 3218-7317, com os seguintes dados: nome do paciente, idade, endereço, telefone, municipio de residência, histórico recente de doença infecsiosa e se fez o tratamento adequado. Desde 2010, foram notificados 30 casos da SGB e registradas 17 mortes.
O tratamento da doença é feito de duas formas, por antecipação e manejo do combate aos sintomas das doenças associadas à SGB, e pelo tratamento da progressão dos sinais e sintomas visando menor tempo de recuperação e minimização de déficit motor. Não há necessidade de tratamento de manutenção fora da fase aguda da doença. O tratamento específico da SGB tem como o principal objetivo acelerar o processo de recuperação, diminuindo as complicações associadas à fase aguda e os deficit neurológicos residuais a longo prazo.

Canadá busca brasileiros para trabalho temporário

Canadá busca brasileiros para trabalho temporário


Na cidade de Québec há 130 oportunidades de trabalho temporário para brasileiros.

São Paulo – Brasileiros que atuam na área de TI e falam francês estão na mira das empresas da região de Quebéc, no Canadá, para trabalho temporário. É que a Agência de Desenvolvimento Econômico da Cidade de Québec – Québec Internacional - já deu início à missão de recrutamento virtual na América Latina. Neste ano, são os profissionais de TI e usinagem que são demandados. O Ministério da Imigração, Diversidade e Inclusão do Québec apoia a ação.
“Como se trata de um recrutamento virtual, é possível consultar as vagas, enviar os currículos e fazer a entrevista sem sair de casa”, diz Jemima Gomes, responsável por projetos e promoção da Québec Internacional.
Neste ano são nove empresas que, juntas, oferecem cerca de 130 oportunidades profissionais: Amec Usinage, Abacus RH, Béton Bolduc, I. Thibault, L-IPSE, Paxyl Solutions, Revenu Québec, Systématix, TelDig Systems. “A Revenu Québec é um órgão público daqui. Portanto, tem emprego público também”, diz Jemina.
A busca das empresas é por pessoas qualificadas nas áreas de: desenvolvimento Java, C++, C#, Phyton, ou .Net, desenvolvimento web, IOS ou Android, administração de banco de dados, tecnologia Genesys, técnica eletromecânica, operação de máquinas CNC, operação de prensas ou de linha de produção de concreto, entre outras. 
Os currículos, em francês, serão aceitos até o dia 9 de agosto. É possível se candidatar em vagas de diferentes empregadoras, mas a recomendação é de que seja feita apenas uma candidatura por empresa.
Selecionados passarão por entrevista online – pelo Skype e, também, em francês – entre 31 de agosto e 4 de setembro. Importante destacar que, de acordo com o nível de exigência da vaga, pode ser necessário fazer um teste de idioma. Há funções que exigem fluência e há atividades em que bastam conhecimentos básicos da língua.
Em alguns casos também pode ser necessário conhecimento de inglês. Quem for contratado terá a oportunidade de ir ao Québec com visto de trabalho temporário. Interessados em fixar residência e garantir trabalho permanente no Canadá, província de Québec, podem optar pelo programa de imigração voltado para profissionais qualificados, promovido anualmente pelo Ministério da Imigração, Diversidade e Inclusão do Québec.

Portal Exame

Estudante cai em golpe na internet ao pagar empresa para fazer monografia

Estudante cai em golpe na internet ao pagar empresa para fazer monografia


Rafael Dias teve prejuízo de mais de R$ 600 com site de trabalhos prontos. Especialista afirma que estudante tem direitos, mas que prática é irregular.

 Em busca de ajuda para concluir sua monografia, o estudante Rafael Dias, de 27 anos, diz ter sido vítima de um golpe. Ao optar por contratar uma empresa na internet para redigir o material, ele perdeu R$ 625 e um semestre da faculdade. A reclamação do estudante foi enviada através do VC no G1.
Um especialista em direito digital consultado pelo G1 diz que a reparação pode ser difícil e que o estudante ainda correu risco de ser acusado de plágio e ter problemas na faculdade caso o trabalho terceirizado fosse entregue (leia mais abaixo).
O G1 tentou contato com a Uni Monografias, empresa contratada pelo estudante, mas não obeteve retorno. A empresa não disponibiliza telefones para contatos em seu site, apenas endereço de e-mail.
Ele cursa engenharia de telecomunicações e em seu último semestre da faculdade encontrou dificuldades para realizar o trabalho final para concluir seu curso. “Eu tinha bastante material já separado, mas não conseguia elaborar uma linha coerente”, contou o estudante ao G1.
Por isso, Rafael contratou pela internet o serviço da Uni Monografias, uma empresa que iria redigir seu trabalho, conforme as pesquisas enviadas por ele. O custo total pela monografia seria de R$ 2.500,00 e Rafael teve que dar um quarto do valor adiantado (R$ 625,00).
Até esse ponto, eu mandava e-mail e eles me respondiam na mesma hora. Dois dias depois do depósito, falaram que iam dar início à monografia", lembra Rafael.
A empresa informou que a cada 30 dias iria mandar para Rafael prévias do trabalho, para que ele aprovasse e desse direcionamentos para a pesquisa. Todos os contatos entre o estudante e a Uni Monografias foram feitos por e-mail.
Com a aproximação do primeiro prazo, Rafael procurou a empresa, que já não respondia mais aos seus e-mails. Ele simulou novos pedidos de orçamento e, quando a empresa prontamente retornou, Rafael ficou desconfiado. “Uma amiga me falou do Reclame Aqui e vi que muita gente estava reclamando deles, que não entregavam no prazo ou com plágio”, afirma o estudante.
A monografia finalizada deveria ter sido entregue no dia 30 de junho, mas sem retorno da empresa e com pouco tempo para realizar um novo trabalho, Rafael terá que fazer mais um semestre para concluir sua faculdade.
Direitos
Para Leandro Bissoli, advogado especialista em direito digital, Rafael foi descuidado. “A primeira estratégia para contratar um serviço é tomar as devidas precauções no que diz respeito a própria empresa”, afirma Bissoli. “Provavelmente essa empresa nem existe. Deve ser uma pessoa física que realiza esse serviço”.
O advogado explica que, mesmo tentando burlar um sistema, Rafael tem direitos. “[Ele pode entrar] com uma medida judicial, pedindo o ressarcimento do valor pago e danos morais”.
Mas Bissoli admite que o ganho da causa de danos morais seria controverso. "É difícil conseguir uma reparação por esse prejuízo (...). Se pensarmos em uma linha educacional ou de uma diretriz ética, eu acredito que o magistrado não daria uma decisão favorável para o estudante ganhar uma indenização por isso. Talvez o magistrado daria uma bela advertência", afirma o advogado.
O especialista também aconselha que, antes de contratar qualquer serviço online, se verifique a legitimidade do site, procurarando por informações e reclamações sobre a empresa em site especializados. “A rede já fomenta essa pesquisa para ajudar inclusive o consumidor”, explica.
Se Rafael tivesse entregado para a faculdade a monografia comprada, poderia ter enfrentado outro problema: o plágio. "Num caso desses, o estudante iria responder também, porque é ele quem está fazendo o uso de um trabalho copiado, ele que assumiria essa responsabilidade", diz Bissoli.
Além do prejuízo financeiro, Rafael levará mais tempo para conseguir seu diploma. Mas ele aprendeu a lição? "Cheguei a fazer uma nova cotação de empresa [de monografias], mas comecei a fazer o TCC com meu pai", esclarece o estudante.

G1

Banco do Brasil abre concurso; salários de até R$ 4 mil

Banco do Brasil abre concurso; salários de até R$ 4 mil


A validade do concurso será de um ano, prorrogável por igual período.

A Empresa do Banco do Brasil, a BB Tecnologia (Concurso BB Tecnologia 2015) divulgou na última segunda (13), edital de concurso para três cargos. A oferta total é de 300 vagas, assim distribuídas: técnico administrativo (nível médio e apenas para formação de cadastro de reserva), técnico de operações (também nível médio, com 123 vagas imediatas, mais C.R.) e analista de produção (nível superior, com 177 oportunidades, mais C.R.).
Os vencimentos iniciais são de R$ 1.470,44, R$ 1.737,78 e R$ 3.823,12, respectivamente. No entanto, com a inclusão de R$ 849,36 de auxílio-refeição e alimentação, as remunerações passam para R$ 2.319,80, R$ 2.587,14 e R$ 4.672,48. Os funcionários do BB Tecnologia ainda terão direito a auxílio-creche, vale transporte, plano de saúde, reembolso sobre medicamentos, odontológico e oftalmológico. A validade do concurso será de um ano, prorrogável por igual período.
Para técnico administrativo, são contempladas as cidades de Feira de Santana, Salvador, São José do Rio Preto, São José dos Campos e São Paulo. Já para técnico de operações há oportunidades em 52 cidades de todos os estados. Já para analista de operações, as vagas são para Brasília, Goiânia, Belém, Rio de Janeiro e São Paulo.
Para o cargo de analista, as oportunidades contemplam as seguintes áreas: Desenvolvimento (ERP), Desenvolvimento (Mainframe), Desenvolvimento (Mobile), Desenvolvimento (Plataforma Baixa), Infraestrutura e Sistema Operacional, Modelagem/Administração Banco de Dados; Processos de TI; Redes, Telecom e Segurança, além de Requisitos e Testes de Software. As inscrições serão aceitas pelo site da Quadrix, organizadora da seleção, das 18h desta segunda (13 de julho) até o dia 6 de agosto. As taxas são de R$ 26,50 (técnico administrativo), R$ 28,50 (técnico de operações – equipamentos) e R$ 38,50 (analista de produção). A carga de trabalho, para todos os cargos, é de 40h semanais
Detalhes:
Concurso: Empresa do Banco do Brasil (BB Tecnologia)
Banca organizadora: Instituto Quadrix
Cargos: Diversos 
Escolaridade: Níveis médio e superior
Número de vagas: 300
Remuneração: Até R$ 4 mil
Período de inscrições: De 13 de julho de 2015 a 6 de agosto de 2015
Valor da taxa: R$ 26,50 R$ 28,50 ou R$ 38.50
Data da prova: 23 de agosto (superior) e 06 setembro (médio) de 2015

Do WSCOM Online

Protesto contra nova tarifa de ônibus deixa trânsito lento em João Pessoa

Protesto contra nova tarifa de ônibus deixa trânsito lento em João Pessoa

Estudantes fazem caminhada pelas ruas do Centro na manhã desta quinta.
Manifestantes pedem revogação do aumento e passe livre para estudantes.

Do G1 PB
Estudantes caminharam pela revogação do aumento da passagem pelo Centro de João Pessoa (Foto: Walter Paparazzo/G1)Estudantes caminharam pela revogação do aumento da passagem pelo Centro de João Pessoa (Foto: Walter Paparazzo/G1)
Uma manifestação organizada contra pela revogação do aumento da passagem de ônibus emJoão Pessoa dificulta o trânsito na manhã desta quinta-feira (16). O protesto é realizado por estudantes das escolas do Centro da cidade e também pede o passe livre para estudantes. De acordo com a Superintendência de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob), o trânsito está complicado no sentido bairro-centro, na região da Lagoa do Parque Solon de Lucena. De acordo com as câmeras de monitoramento da Semob, o trânsito no Centro da capital paraibana estava lento até as 11h.
Segundo informações dos organizadores do protesto, cerca de 600 pessoas participam da manifestação. Conforme a Polícia Militar da Paraíba, o protesto foi integrado por cerca de 300 pessoas e até as 11h50 não havia nenhum registro de vandalismo. Ainda de acordo com os organizadores do protesto, a marcha que começou na Avenida Getúlio Vargas, no Centro de João Pessoa, tem como destino o Terminal de Integração do Varadouro, com passagem em frente ao Paço Municipal, em frente à Praça Rio Branco.
A nova tarifa, de R$ 2,70, entrou em vigor na segunda-feira (13). A passagem que custava R$ 2,45 terá um aumento de R$ 0,25 centavos. O aumento foi homologado pelo prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT) na sexta-feira (10). Este é o segundo reajuste da tarifa aplicado em 2015. Em fevereiro, o valor da tarifa subiu de R$ 2,35 para R$ 2,45.
Este foi o segundo reajuste aplicado na tarifa de ônibus este ano. A tarifa começou o ano custando R$ 2, 35 na capital, mas no dia 9 de fevereiro subiu para R$ 2,45.
Uma outra manifestação está marcada para as 16h desta quinta-feira (16), na Lagoa do Parque Solon de Lucena, de acordo com Tárcio Teixeira, um dos organizadores do protesto. “Vamos dialogar com os grupos que não aceitam o novo preço e tentar junto à população um apoio, para que, assim como em 2013, a revogação aconteça. Estaremos no ponto da linha 301, na Lagoa”, comentou.

quinta-feira, 2 de julho de 2015

Concurso para diplomata abre inscrição, salário de R$ 15 mil

Concurso para diplomata abre inscrição, salário de R$ 15 mil


Aprovados no concurso vão desempenhar atividades de natureza diplomática e consular.

São Paulo - As inscrições para o concurso público do Instituto Rio Branco estão abertas até o próximo dia 3 de julho. São 30 oportunidades para o cargo de diplomata, na função inicial de 3º secretário, que tem salário bruto de 15.005,26 reais. Duas das vagas são reservadas para pessoas com deficiência e seis são para candidatos negros. A seleção é organizada pelo Cespe e exige formação superior.
Os aprovados no concurso vão desempenhar atividades de natureza diplomática e consular relacionadas a representação, negociação, informação e proteção de interesses brasileiros no campo internacional.
A seleção acontece em três fases. Na primeira, marcada para o dia 2 de agosto, candidatos respondem a 73 questões objetivas de: língua portuguesa, história do Brasil, história mundial, política internacional, geografia, língua inglesa, noções de economia, noções de direito e direito internacional público.
Na segunda fase, que deve acontecer no dia 30 de agosto, os candidatos farão prova escrita de português, com redação e duas questões de interpretação e análise de texto. Na terceira fase, serão aplicadas as provas discursivas de história do Brasil, política internacional e geografia, língua inglesa, noções de economia, noções de direito e direito internacional público, língua espanhola e língua francesa. As seis provas desta etapa ocorrerão no período de 31 de outubro a 8 de novembro, segundo o edital, disponível no site do Cespe. A taxa de inscrição é de 200 reais.

Portal Exame

MPT abre seleção para estágio com bolsa no valor de R$ 800 na PB

MPT abre seleção para estágio com bolsa no valor de R$ 800 na PB


Vagas são para os cursos de Administração, Jornalismo, Direito e Informática.

O Ministério Público do Trabalho na Paraíba abrirá inscrições do processo seletivo para estagiários para vagas e/ou formação de cadastro de reserva para os cursos de Administração, Comunicação Social (Jornalismo), Direito e Informática no dia 1º de julho.
Em Campina Grande e Patos há vagas apenas para estudantes de Direito. Já em João Pessoa, estão sendo oferecidas vagas para Administração, Comunicação Social, Direito e Informática. O prazo de inscrições segue até o dia 10 de julho.
Os estudantes interessados deverão se inscrever de forma gratuita através do site www.prt13.mpt.mp.br ou de forma presencial na sede da Procuradoria Regional do Trabalho, em João Pessoa e nas sedes das (Procuradorias do Trabalho nos Municípios de Campina Grande e Patos. No ato da inscrição, o aluno deve ter concluído, pelo menos, 40% da carga horária do curso.
O estágio será válido por um ano, prorrogável uma única vez por igual período, a contar da data da homologação do concurso. A carga-horária é de 20 horas semanais, distribuídas preferencialmente em quatro horas diárias, em turno compatível com as atividades discentes e a bolsa estágio no valor de R$ 800 mais R$ 7,00 de vale transporte por dia estagiado. Para mais informações, consulte o edital presente no site.
O processo seletivo consistirá na aplicação de provas escritas, objetivas e/ou discursivas de caráter eliminatório e classificatório que serão realizadas no dia 26 de julho e contarão com questões de língua portuguesa e de conhecimentos específicos de cada curso. Os locais e horários serão divulgados no site da PRT 13, logo após a homologação das inscrições.
WSCOM Online 

Fies terá limite de renda per capita de 2,5 salários mínimos; entenda regras

Fies terá limite de renda per capita de 2,5 salários mínimos; entenda regras


Prazo de pagamento foi ampliado para até 3 vezes a duração do curso. Ministérios do Planejamento e da Educação divulgaram novas regras.

O Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) vai adotar como limite a renda familiar per capita de 2,5 salários mínimos para a concessão de novos financiamentos, conforme nota conjunta divulgada pelos ministérios do Planejamento e da Educação na noite de sexta-feira (26).
Nos contratos atuais gerenciados pelo Ministério da Educação (MEC), o critério é a renda familiar bruta de até 20 salários mínimos.
O Fies é um programa do MEC financia cursos de ensino superior de estudantes brasileiros em instituições privadas. Ele é diferente do Programa Universidade para Todos (Prouni), que concede bolsas de estudos integrais ou parciais em universidades privadas.
Outra mudança anunciada no Fies é o aumento do prazo para pagamento (amortização). Para os contratos que serão abertos a partir do segundo semestre, o prazo será de até três vezes a duração do curso.
Pela manhã, o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, já tinha anunciado o reajuste nos juros para 6,5% ao ano. Para os contratos antigos, a taxa era de 3,4%. O ministro também anunciou que o programa abrirá 61,5 mil novos contratos no segundo semestre de 2015., chegando ao total de 314 mil estudantes financiados em 2015 .
Veja abaixo as principais mudanças no Fies:
TAXA DE JUROS
COMO SERÁ: 6,5% ao ano
ANTERIOR: Antes, até outubro de 2006, eram de 9%. Depois, até agosto de 2009, passou a ficar entre 3,5% e 6,5%. Desde março de 2010 os juros são de 3,4% ano ano.
JUSTIFICATIVA: Ministérios dizem que buscam "fortalecer a sustentabilidade do programa, para que, no médio prazo, novos alunos sejam financiados pelos formados". Outra razão é corrigir distorção com o mercado de crédito.
TETO DA RENDA FAMILIAR
COMO SERÁ: Limite é a renda per capita de 2,5 salários mínimos.
ANTERIOR: Renda familiar bruta de 20 salários mínimos.
JUSTIFICATIVA: "O Fies é para os estudantes que são mais pobres e precisam de financiamento. Não é mais (a família com renda de) até R$ 15 mil que tem direito ao Fies, são valores mais baixos, mas que ainda atingem muitas pessoas", afirmou o ministro da Educação. O governo diz que 90% das famílias brasileiras estão no novo limite de renda.
VALIDADADE DAS MUDANÇAS
COMO SERÁ: Mudanças só valerão para os próximos contratos.
JUSTIFICATIVA: "Você não pode mudar um contrato por vontade unilateral. O governo firmou um contrato com milhões de estudantes com determinadas regras e essas regras serão mantidas e respeitadas", disse o ministro Renato Janine Ribeiro.
NOTAS MÍNIMAS NO ENEM
COMO SERÁ: Alunos precisam de 450 pontos na média do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) e nota diferente de zero na redação.
ANTERIOR: A mudança passou a valer para contratos firmados neste ano. Antes, só era preciso ter prestado o exame.
JUSTIFICATIVA: A iniciativa busca aumentar o nível dos profissionais formados com apoio do financiamento público, de acordo com o governo.
PRIORIDADES PARA CURSOS DE TRÊS ÁREAS
COMO SERÁ: As áreas de engenharias, formação de professores (licenciaturas, pedagogia ou normal superior) e saúde serão prioritárias.
ANTERIOR: Não havia definição de critério.
JUSTIFICATIVA: Cursos são considerados estratégicos para o desenvolvimento do país ou para atendimento de demandas sociais. Alunos de outros cursos continuarão a ser atendidos.
CURSOS COM NOTAS ALTAS TERÃO PRIORIDADE
COMO SERÁ: Foco serão os cursos com notas 5 e 4 no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).
ANTERIOR: MEC exigia avaliação positiva no Sinaes. No primeiro semestre, passou a adotar o critério e cursos com nota 4 ou 5 somaram 52% dos financiamentos.
JUSTIFICATIVA: Ministério diz que cursos com nota três no Sinaes ainda serão financiados, mas em patamares menores do que os das áreas consideradas prioritárias.
PRIORIDADE PARA TRÊS REGIÕES DO BRASIL 
COMO SERÁ: Será priorizado o atendimento de alunos matriculados em cursos nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste (excluindo Distrito Federal).
ANTERIOR: Não havia recorte de prioridade para regiões ou estados. E 60% dos contratos eram com estudantes de estados do Sul, do Sudeste ou Distrito Federal.
JUSTIFICATIVA: Ministério diz que decisão se soma a "outras várias políticas sociais federais que buscam corrigir as desigualdades regionais". Alunos de outros estados continuarão a ser atendidos, mas em patamares menores do que os das áreas consideradas prioritárias.
UNIVERSIDADES DARÃO DESCONTO EM MENSALIDADES
COMO SERÁ: Instituições participantes vão oferecer um desconto de 5% sobre a mensalidade para os estudantes com contrato do Fies.
ANTERIOR: Estudante pagava a mensalidade mais barata cobrada na instituição pelo curso.
JUSTIFICATIVA: "O governo é um grande comprador de cursos pelo Fies. Ao ser um grande comprador ele deve se beneficiar de descontos que são dados de modo geral quando você compra em grandes quantidades. Calculando 5%, quer dizer que três mil vagas das 61,5 mil são geradas por essa nova economia", afirmou o ministro.
PRAZO PARA PAGAMENTO
COMO SERÁ: Três vezes a duração do curso
ANTERIOR: Até 2010, era de duas vezes a duração.
Crescimento do Fies
A reformulação do Fies em 2015 ocorreu depois de o programa crescer de forma exponencial nos últimos anos. Ao mesmo tempo, o MEC precisou fazer ajustes no orçamento diante de cortes do ajuste fiscal.
Segundo o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o Fies gastou R$ 13,7 bilhões em 2014.
Entre fevereiro e agosto do ano passado, o governo federal publicou três medidas provisórias para abrir crédito extraordinário para o Fies, que passou a atender também a alunos de mestrado, doutorado e cursos técnicos.
Para conter gastos, o MEC decidiu limitar o prazo para pedido de novos contratos (antes, era possível entrar com a solicitação em qualquer momento do semestre letivo), vincular a aceitação do pedido de financiamento a cursos com notas mais altas nos indicadores de qualidade, privilegiar instituições de ensino fora dos grandes centros e exigir que os estudantes interessados em contratos de financiamento do governo tivessem média de pelo menos 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
As novas restrições no programa, porém, se depararam com a crescente demanda dos estudantes e o resultado foi um período de instabilidade nos sistema, devido à grande procura por novos contratos, e o esgotamento da verba do Fies de todo o ano de 2015 para novos contratos.
O orçamento do Fies para novos contratos durante todo o ano de 2015 era de R$ 2,5 bilhões e, segundo o ministro, essa verba foi gasta inteiramente para atender aos 252.442 novos contratos fechados no prazo do primeiro semestre. Segundo o MEC, 178 mil pessoas tentaram celebrar novos contratos e não conseguiram.
Por isso, a segunda edição do programa para novos contratos ficou indefinida até que o governo federal finalizasse o reajuste orçamentário.


G1

Alemanha oferece bolsas de estudo para líderes brasileiros

Alemanha oferece bolsas de estudo para líderes brasileiros


Programa é voltado para quem já tem experiência em cargos de liderança.

São Paulo – A Fundação Alexander Humboldt está com oportunidades de bolsas de estudo para pesquisa de um ano na Alemanha. As inscrições vão até o dia 15 de setembro.
Brasileiros com formação superior completa e experiência em cargos de liderança nas áreas de administração de empresas, economia, política, mídia e cultura podem se candidatar ao programa German Chancelor Fellowship. Chineses, russos, norte-americanos e indianos também podem se inscrever.
Fluência em inglês ou em alemão é apenas um dos requisitos da bolsa. Outra exigência é apresentação de uma carta de recomendação de um mentor para a pesquisa, que pode ser de instituição de ensino privada ou pública, e seu campo de trabalho deverá ser relacionado ao projeto apresentado. Todos os requisitos podem ser conferidos no edital da bolsa publicado no site da fundação.
Os aprovados receberão ajuda mensal que varia entre 2.150 euros e 2.750 euros, dependendo de suas qualificações. Despesas com viagem ou com cursos adicionais de alemão e ainda suporte para a família acompanhar o bolsista também estão previstos na bolsa.
Nos primeiros dois meses da estada, os bolsistas farão curso intensivo de alemão e nos 12 meses seguintes poderão desenvolver seus projetos de pesquisa.

Portal Exame